Projeto
Sobre o projeto
A atual situação epidemiológica, provocada pela infeção do coronavírus SARS-CoV-2 e subsequente doença COVID-19, trouxe novos desafios médicos, tanto na avaliação e tratamento de doentes infetados como nos não infetados.
O contexto mundial da pandemia trouxe à superfície a necessidade de mudanças na gestão dos equipamentos médicos, mostrando fragilidades dos mesmos e abrindo oportunidades de melhoria que, por um lado, levam à acréscimo de qualidade de atendimento médico de uma forma imediata, mas que também permitem abrir novos caminhos à digitalização de tecnologias base dos cuidados médicos.
O Estoscópio 2.0
Assim, nasce a ideia do Estetoscópio 2.0, um dispositivo que visa renovar a forma como a comunidade vê – e usa – este instrumento que, com o decorrer do tempo, se tornou símbolo máximo da medicina moderna. Usado em todos nós desde a nascença, durante toda a nossa vida até aos cuidados continuados, o estetoscópio é sinónimo de profissionalismo, qualidade e segurança depositada no pessoal médico.A audição dos sinais cardíacos e respiratórios é, ainda hoje, o meio mais imediato e básico (a par com a medição da temperatura) de aferir o estado de um paciente. Hoje, no contexto hospitalar, a introdução da tecnologia e digitalização veio simplificar e ajudar a prestação de cuidados em todos os seus vectores, da urgência ao internamento, logística, planeamento, etc.
O estetoscópio é, assim, um elemento “pobre” desta revolução, não por desprezo mas pela própria natureza simplista do equipamento e da sua utilidade. A auscultação não é, assim, “apenas” um meio de diagnóstico, é uma forma de proximidade social e de necessário de contacto fisico, e consequente confiança, entre o médico e o seu paciente.
A pandemia
A pandemia obrigou a sociedade a reduzir a proximidade social, por forma a construir barreiras físicas para impedir contágios e alastramento da doença. Sendo eficaz, deixa de fora a primeira arma de defesa e análise que um profissional de saúde tem perante o seu paciente, o estetoscópio. A utilização intensiva de meios de proteção (vestuário, óculos, mascaras, etc) necessária à proteção individual, dificulta a utilização do meio de forma racional – ou o profissional se equipa com o estetoscópio nos ouvidos com o custo de perda de audição e conforto, ou não o utiliza. Os nossos inquéritos indicam que os profissionais de saúde optam por não utilizar, perdendo o acesso a esta ferramenta de apoio primário.
A inovação
Atividades
1ª Atividade
Atividade com todas as tarefas de desenvolvimento associadas a cada uma das componentes do sistema, excluindo-se o processo de design.
Prototipagem (3 semanas) - Início da construção do protótipo alfa, enquanto prova de conceito, com as principais característica da solução, para validar a viabilidade técnica do “ESTETOSCÓPIO 2.0”.
Realização de testes em ambiente relevante para a solução, por forma a estabelecer a direção de futuras iterações, através do levantamento de problemas e erros identificados durante o seu uso em ambiente hospitalar.
2ª Atividade
Tem por base as conclusões obtidas com o teste do protótipo alfa em ambiente hospitalar, corrigindo-se os erros identificados.
Construção do protótipo beta, na medida em que este se torne uma versão funcional quase-final do “ESTETOSCÓPIO 2.0”.
Realização de testes em situação real simulada, para validar com maior precisão as funcionalidades técnicas da solução.
3ª Atividade
Último estágio de desenvolvimento, no qual a versão do estetoscópio desenvolvido é a mais próxima da final, apresentando todas as funções, interface e desempenho, sem erros consideráveis. Finaliza-se com a disponibilização de toda a documentação associada ao produto desenvolvido.
4ª Atividade *
Planeamento de produção - criação do produto. Estreitamento da interface com parceiros chave - marketing, moldes, design, etc. Criação de uma pré-série para distribuição a clientes-chave para teste , validação final.
Procura ativa de parceiros estratégicos - introdução no mercado e/ou financiamento.
5ª Atividade *
Certificação médica do produto.
6ª Atividade *
Introdução no mercado e promoção reforçada - redes sociais, feiras, etc.
* Estas atividades não se encontram ao abrigo do projeto financiado
Financiamento
Projeto apresentado ao Programa Operacional Regional do Centro, com o nº048428, submetido ao Aviso 15/SI/2020 e apoiado pelo FEDER – Ficha de projeto
Saiba mais sobre o impacto do projeto
Connecting the world
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit
Honors and awards
What we do
01. Creative Products
Cur tantas regiones barbarorum pedibus obiit, tot maria transmisit? Uterque enim summo bono fruitur, id est voluptate barbarorum pedibu
02. Marketing
Cur tantas regiones barbarorum pedibus obiit, tot maria transmisit? Uterque enim summo bono fruitur, id est voluptate barbarorum pedibu
03. Home Essentials
Cur tantas regiones barbarorum pedibus obiit, tot maria transmisit? Uterque enim summo bono fruitur, id est voluptate barbarorum pedibu